domingo, 18 de novembro de 2012

V CBEE - Pôster - Oficinas de Português como segunda língua para surdos adultos

 

Oficinas de Português como segunda língua para surdos adultos
Lara Ferreira dos Santos
Glaucia Ferreira Dias dos Santos
Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

Eixo temático: surdez/deficiência auditiva

Categoria: pôster


RESUMO
O aprendizado do português escrito por sujeitos surdos é um tema bastante complexo; embora a educação bilíngue seja assegurada por lei (BRASIL, 2005), esta é ainda recente e os surdos jovens e adultos, egressos do sistema de ensino, tiveram acesso restrito às questões de letramento. Assim, o objetivo deste estudo é analisar práticas de ensino e aprendizagem de Português como segunda língua, utilizando a Libras como língua de instrução, para surdos egressos, ou em fase final do ensino médio, que não são proficientes em Português escrito, durante Oficinas de Português. Estas são conduzidas por pesquisadores ouvintes bilíngues, da qual participam seis surdos jovens/adultos. As atividades baseiam-se na apresentação visual (vídeo e imagens) de temas relevantes, e posteriormente realização de leitura e escrita coletivas, referentes ao tema abordado. As análises foram construídas a partir das videogravações realizadas neste espaço, e dos textos produzidos pelos sujeitos; as discussões basearam-se em autores como Vigostki (2008), Bakhtin (2009) e Lodi (2000). Os resultados preliminares indicam que o uso da Libras como língua de instrução nestes espaços é fundamental para a construção de conhecimentos, bem como a escolha de didáticas apropriadas para o público o surdo em questão. A partir destes aspectos podem-se repensar práticas de ensino bilíngue para jovens e adultos surdos.
Palavras-Chave: Libras; língua portuguesa; leitura em segunda língua.


Trabalho completo no: Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE). São Carlos: UFSCar, 14 a 17 de novembro de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário