Atendimento Educacional Especializado para o aluno com surdez: uma discussão a partir dos dados do Censo Escolar
Taísa Grasilela Liduenha Gonçalves
Doutoranda em Educação Especial UFSCar/PPGEEs
Bolsista do Observatório da Educação - CAPES
Raquel Elizabeth Saes Quiles
Doutoranda em Educação Especial UFSCar/PPGEEs
Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Juliana Vechetti Mantovani
Doutoranda em Educação Especial UFSCar/PPGEEs.
Bolsista FAPESP
Eixo temático: Sudez/Deficiência Auditiva
Modalidade: Comunicação oral
Resumo
O presente texto tem o objetivo de possibilitar algumas discussões sobre o atendimento educacional especializado (AEE) ofertado aos alunos com surdez matriculados na rede regular de ensino. Para tanto, apresentamos dados do AEE direcionados aos alunos com necessidades educacionais especiais, por tipo de atendimento, para posteriormente aprofundarmos nossas análises na frequência do atendimento direcionado especificamente ao aluno com surdez. O período analisado se concentra nos anos de 2009 e 2010. Os dados foram coletados por meio dos Microdados do Censo Escolar da Educação Básica disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Esperamos, com este estudo, problematizar o acesso, a frequência e o aprendizado que o atendimento educacional especializado tem ou não proporcionado aos alunos com necessidades educacionais especiais, especialmente aos alunos com surdez.
Palavras-chave: Atendimento educacional especializado. Indicadores sociais. Aluno com surdez. Trabalho completo no: Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE). São Carlos: UFSCar, 14 a 17 de novembro de 2012.
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