domingo, 18 de novembro de 2012

V CBEE - Comunicação oral - Atendimento Educacional Especializado para o aluno com surdez



Atendimento Educacional Especializado para o aluno com surdez: uma discussão a partir dos dados do Censo Escolar

Taísa Grasilela Liduenha Gonçalves

Doutoranda em Educação Especial UFSCar/PPGEEs

Bolsista do Observatório da Educação - CAPES


Raquel Elizabeth Saes Quiles

Doutoranda em Educação Especial UFSCar/PPGEEs

Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)


Juliana Vechetti Mantovani

Doutoranda em Educação Especial UFSCar/PPGEEs.

Bolsista FAPESP

Eixo temático: Sudez/Deficiência Auditiva

Modalidade: Comunicação oral


Resumo
O presente texto tem o objetivo de possibilitar algumas discussões sobre o atendimento educacional especializado (AEE) ofertado aos alunos com surdez matriculados na rede regular de ensino. Para tanto, apresentamos dados do AEE direcionados aos alunos com necessidades educacionais especiais, por tipo de atendimento, para posteriormente aprofundarmos nossas análises na frequência do atendimento direcionado especificamente ao aluno com surdez. O período analisado se concentra nos anos de 2009 e 2010. Os dados foram coletados por meio dos Microdados do Censo Escolar da Educação Básica disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Esperamos, com este estudo, problematizar o acesso, a frequência e o aprendizado que o atendimento educacional especializado tem ou não proporcionado aos alunos com necessidades educacionais especiais, especialmente aos alunos com surdez.
Palavras-chave: Atendimento educacional especializado. Indicadores sociais. Aluno com surdez.  Trabalho completo no: Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE). São Carlos: UFSCar, 14 a 17 de novembro de 2012.

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