domingo, 18 de novembro de 2012

V CBEE - Pôster - FORMAÇÃO DE INTÉRPRETES EDUCACIONAIS DE LIBRAS


 
FORMAÇÃO DE INTÉRPRETES EDUCACIONAIS DE LIBRAS: ENTRE CONCEPÇÕES E PROPOSTAS DE CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Marcus Vinícius Batista Nascimento
Tiago Codogno Bezerra
Faculdade Singularidades de Educação – São Paulo/SP
 
Neiva de Aquino Albres
Vânia de Aquino Albres Santiago
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Eixo temático: 20 - Surdez / Deficiência auditiva

Categoria: Pôster

Resumo A Política Nacional de Educação Inclusiva instaurada no Brasil nos últimos anos tem favorecido a criação e formação de novos profissionais que atuem diretamente com pessoas surdas na educação, pessoas com deficiência e pessoas com limitação na comunicação. Aliado a esse novo contexto o Decreto nº 5626/05 estabelece formação para intérpretes de libras em diferentes níveis e por esse motivo percebe-se o aumento na oferta de cursos para formação de intérpretes de língua de sinais. Nesse sentido, este trabalho analisa uma proposta de curso de Extensão para Tradutores Intérpretes de Libras Português: Intérprete Educacional. A partir da abordagem histórico-cultural e da perspectiva dialógica da linguagem observou-se a proposta curricular do curso selecionado e mapeamos as especificidades da atuação desse profissional ligadas à esfera educacional. Conclui-se que a proposta analisada contempla da especificidade linguística e tradutória até as coerções circulantes no contexto escolar.

Palavras-chave: Tradutores/Intérpretes


Trabalho completo no: Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE). São Carlos: UFSCar, 14 a 17 de novembro de 2012.

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