domingo, 18 de novembro de 2012

V CBEE - Comunicação oral - O INTÉRPRETE EDUCACIONAL NOS MOMENTOS DE INTERLOCUÇÃO



O INTÉRPRETE EDUCACIONAL NOS MOMENTOS DE INTERLOCUÇÃO: EXPERIÊNCIA EXITOSA EM UM CENÁRIO BILÍNGUE

Autora:
Karen Santos Lopes, UFSCar, Universidade Federal de São Carlos.

Orientador:
Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, UFSCar, Universidade Federal de São Carlos.

Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Eixo Temático: Surdez/Deficiência Auditiva  
Categoria: Comunicação Oral


RESUMO Diante da atual discussão acerca da proposta inclusiva para a educação de surdos, a presença do intérprete de Libras (ILS) nos ambientes educacionais é assegurada como tentativa de garantir a esses alunos a transmissão, em uma língua gesto visual, dos conteúdos veiculados pelos professores ouvintes. No entanto, sua atuação profissional ainda vem galgando espaço pela inserção e reconhecimento. Esses profissionais são de fundamental importância na transmissão do conhecimento ao aluno surdo e também nas trocas de informações e estratégias junto aos demais profissionais da escola, O presente estudo objetiva discutir a participação do intérprete educacional (IE) em um espaço educacional bilíngue, para isso foram analisados alguns momentos vivenciados pela autora durante seu período de estágio, chamado de "interlocução". Os dados foram registrados por meio de um diário de campo. As análises se embasaram na abordagem materialista dialética, permitindo notar o interprete não como um objeto de reprodução, mas como um sujeito ativo nessa dialogia. Conclui-se que a participação dos ILS dentro do cenário educacional é indiscutível, uma vez que tem mostrado serem interlocutores das necessidade/singularidades dos surdos, e serão muitas vezes por meio deles que o professor atentará à suas estratégias, promovendo meios mais adequados para a aprendizagem de tais alunos.
Palavras Chaves: Educação Especial, Surdez e Intérprete Educacional.

Trabalho completo no: Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE). São Carlos: UFSCar, 14 a 17 de novembro de 2012.

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