domingo, 18 de novembro de 2012

V CBEE - Comunicação oral - Educação Inclusiva e Bilíngue para surdos



 

Educação Inclusiva e Bilíngue para surdos: ensino de Libras e construção de identidade em evidência

Lara Ferreira dos Santos

Universidade Federal de São Carlos

Programa de Pós Graduação em Educação Especial


Guilherme Silva de Oliveira

Universidade Federal de Santa Catarina
Eixo temático: surdez/deficiência auditiva

 
Categoria: comunicação


RESUMO Em virtude da atual Política Nacional de Educação (BRASIL, 2001) e dos documentos recentes em favor da Língua Brasileira de Sinais - Libras (BRASIL, 2002) e da educação de surdos (BRASIL, 2005), a inclusão educacional bilíngue para surdos ganhou grande destaque nas discussões recentes. Neste contexto surge o instrutor surdo, profissional responsável pelo ensino da Libras aos alunos surdos, bem como aspectos concernentes à surdez, como cultura e identidade. Este estudo objetivou apresentar e discutir o desenvolvimento de linguagem e Libras, e também aspectos identitários e culturais, em espaço destinado ao ensino da Libras para alunos surdos adolescentes, incluídos em uma escola de Ensino Fundamental (anos finais) com um Programa de Educação Bilíngue. Destacam-se também aspectos relevantes da atuação do instrutor surdo neste espaço. Para tal, foram realizadas filmagens e registro escrito das atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2011. As análises, ancoradas nos preceitos da abordagem histórico-cultural e nas pesquisas desenvolvidas por Vigotski (2007, 2008), visaram a discussão dos processos de aprendizagem e as transformações deste grupo no referido período. Os resultados indicaram que um ensino contextualizado e práticas que contemplam, além do ensino da Libras, aspectos identitários e culturais, favorecem o aprendizado e trazem resultados positivos para a constituição dos surdos como sujeitos.
Palavras-Chave: Libras; Inclusão Educacional; Instrutor surdo.
Trabalho completo no: Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE). São Carlos: UFSCar, 14 a 17 de novembro de 2012.

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