ESCOLAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO PÚBLICO E DO PRIVADO A PARTIR DOS INDICADORES SOCIAIS
Raquel Elizabeth Saes Quiles
Doutoranda em Educação Especial (UFSCar/PPGEEs)
Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves
Doutoranda em Educação Especial (UFSCar/PPGEEs)
Bolsista do Observatório da Educação - CAPES
Eixo temático: Políticas educacionais para pessoas em situação em deficiência
Modalidade: Comunicação oral
Resumo Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar as escolas de Educação Especial no Brasil a partir de suas dependências administrativas. O estudo teve como base os microdados do Censo da Educação Básica disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que possibilitaram uma análise das escolas (regulares e especiais) a partir das dependências administrativas (federal, estadual, municipal e privada). Os resultados indicam: concentração de escolas especiais privadas, escolas da rede regular sob o domínio do poder municipal e redução no número de escolas em todas as modalidades de ensino no Brasil. Verificamos, a partir dos dados, que o Estado está apresentando uma desresponsabilização pelas escolas da Educação Básica no país.
Palavras-chave: Educação Especial. Escola. Dependência administrativa.
Trabalho completo no: Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE). São Carlos: UFSCar, 14 a 17 de novembro de 2012.
0 comentários:
Postar um comentário