IMAGENS DE UM MOVIMENTO POLÍTICO EDUCACIONAL: ANÁLISE DA HISTÓRIA CONTADA PELOS SURDOS
Neiva de Aquino Albres - CNPq
Vânia de Aquino Albres Santiago - CAPES
Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
Eixo 20 - Surdez / Deficiência auditiva
(comunicação oral)
R
esumo:
Este artigo apresenta
resultados de uma investigação sobre movimento político dos surdos em direção a
uma educação bilíngue, em contexto nacional e virtual. Levantamos imagens
produzidas pela comunidade surda para defesa de suas bandeiras. A questão de
pesquisa foi: Qual a importância que essa forma de discurso assume nos
processos de elaboração da memória, seja ela coletiva ou particular? O objetivo
foi poder aclarar como essa forma de comunicação aparentemente primitiva se
apresenta contemporaneamente, tendo em vista os novos suportes e linguagens que
a modernização disponibilizou, como os grupos virtuais, dentre eles o Facebook.
Este artigo pontua por uma análise dialógica dos discursos em circulação, e que
tem no pensamento bakhtiniano sua inspiração, coincide com uma tendência atual
de conceber a linguagem, seu estudo teórico e as línguas de maneira geral como
“objetos de um saber sobre o homem”. Constatamos nas imagens o gênero humor como estratégia de linguagem política. Dos discursos
imagéticos podemos inferir que, apesar do reconhecimento da língua de sinais
como a língua da educação dos surdos, o uso dessa língua na escolarização acaba
não acontecendo de forma plena, uma vez a comunidade surda continua na luta
pela escola bilíngue.
Palavras-chave: Educação de surdos. Política educacional. Língua de sinais.
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