domingo, 18 de novembro de 2012

V CBEE - Comunicação oral - FAZENDO ARTE: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA INCLUSIVA BILÍNGUE PARA SURDOS E OUVINTES



FAZENDO ARTE: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA INCLUSIVA BILÍNGUE PARA SURDOS E OUVINTES

Vanessa Regina de Oliveira MartinsUNICAMP/ Prefeitura Municipal de Campinas

Juliana Carvalho Bertho - Prefeitura Municipal de Campinas

Patrícia Regina Infanger Campos - Prefeitura Municipal de Campinas Cristina Broglia Feitosa de Lacerda Universidade Federal de São Carlos/ UFSCAR

RESUMOO presente trabalho objetiva trazer vivências de um projeto de educação bilíngue para surdos e ouvintes desenvolvido na Rede Municipal de Campinas. Adentraremos em aspectos singulares que enfatizam estratégias e fazeres na disciplina de Arte e, em suas transversalidades com outras disciplinas. O recorte deste trabalho se deu na proposta de construção de uma "pedagogia visual" para surdos. A narrativa-experiência será usada como produção e circulação de saberes, na possível (re)apropriação de novas práticas. Pela necessidade real da escola – a presença de surdos – a professora de Arte (uma das autoras) vem estabelecendo estratégias comunicativas interessantes para alunos surdos. Portanto, serão trazidas singularidades e angústias do cotidiano escolar; propostas visuais; e, algumas produções de alunos surdos no decorrer do primeiro semestre de 2012. O intuito é o de mostrar como o contato com a diferença, ou seja, o encontro com o outro propicia (quando há escuta) uma movimentação importante no planejamento da aula. Gilles Deleuze (1992, 2010) e Michel Foucault (1979, 2006) serão os balizadores teóricos na noção-conceito do aprender, do encontro e do acontecimento como movimento propiciado no corpo e nas práticas dos sujeitos, marcando as reformulações singulares, do sujeito-professor, e de sua aula. Tal perspectiva tenciona a constituição da estética da existência, na reinvenção de si, das aulas, para a (re) construção de uma proposta ética consigo e com o outro.

PALAVRAS-CHAVE: Educação de Surdos. Diferença. ARTE de si.


Trabalho completo no: Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE). São Carlos: UFSCar, 14 a 17 de novembro de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário