domingo, 18 de novembro de 2012

V CBEE - Comunciação oral - FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DE PROFESSORES SURDOS PARA O ENSINO DE LIBRAS COMO LÍNGUA MATERNA



FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE DE PROFESSORES SURDOS PARA O ENSINO DE LIBRAS COMO LÍNGUA MATERNA

 

Neiva de Aquino Albres

- CNPq 

Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR 

Programa de Pós Graduação em Educação Especial

 

Eixo 20 - Surdez / Deficiência auditiva 

Comunicação oral

 

Resumo:

O reconhecimento da Libras como língua natural e como língua da comunidade surda brasileira é recente. O seu ensino para surdos como componente curricular e a formação de professores para este fim também o são. Este trabalho está focado na reflexão sobre a formação inicial de professor de Libras como língua materna no curso Letras Libras desenvolvido na modalidade a distância. Optamos pelo método dialético, usando o procedimento de grupo focal reflexivo com cinco professores recém formados (2010) da primeira turma do curso Letras Libras. Analisamos os discursos enunciados neste espaço coletivo a partir dos indicadores do que foi prescrito ou informado para as ações destes professores, as exigências em relação aos saberes específicos dos surdos professores de Libras como língua materna. Finalmente, com base na abordagem histórico-crítica, exploramos uma alternativa de formação baseada na práxis formativa, teoria e participação na prática social. Apontamos mudanças para a formação e ação desse professor, a caminho da educação bilíngue para surdos.

Palavras-chave: formação do professor; Libras, língua materna; prática social.

Trabalho completo no: Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE). São Carlos: UFSCar, 14 a 17 de novembro de 2012.

 

0 comentários:

Postar um comentário