FORMAÇÃO
E TRABALHO DOCENTE DE PROFESSORES SURDOS PARA O ENSINO
DE LIBRAS COMO LÍNGUA MATERNA
Neiva de
Aquino Albres
- CNPq
Universidade
Federal de São Carlos – UFSCAR
Programa
de Pós Graduação em Educação Especial
Eixo 20 -
Surdez / Deficiência auditiva
Comunicação
oral
Resumo:
O
reconhecimento da Libras como língua natural e como língua da comunidade surda
brasileira é recente. O seu ensino para surdos como componente curricular e a
formação de professores para este fim também o são. Este trabalho está focado
na reflexão sobre a formação inicial de professor de Libras como língua materna
no curso Letras Libras desenvolvido na modalidade a distância. Optamos pelo
método dialético, usando o procedimento de grupo focal reflexivo com cinco
professores recém formados (2010) da primeira turma do curso Letras Libras.
Analisamos os discursos enunciados neste espaço coletivo a partir dos
indicadores do que foi prescrito ou informado para as ações destes professores,
as exigências em relação aos saberes específicos dos surdos professores de
Libras como língua materna. Finalmente, com base na abordagem
histórico-crítica, exploramos uma alternativa de formação baseada na práxis
formativa, teoria e participação na prática social. Apontamos mudanças para a
formação e ação desse professor, a caminho da educação bilíngue para surdos.
Palavras-chave:
formação do professor; Libras, língua materna; prática social.
Trabalho completo no: Anais do V
Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos
Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE). São Carlos: UFSCar, 14 a 17 de
novembro de 2012.
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