12:59Grupo de Pesquisa Surdez e Abordagem BilíngueNo comments
Dia 09 de novembro de 2012 as Escolas Municipais Bilíngue para surdos e Escolas polo inclusivas bilíngues se reuniram para avaliar o trabalho do ano de 2012, construir diretrizes para 2013.
Apresentação do percurso dos Grupos de trabalhos - GTs
Apresentação do documento orientador de atendimento educacional - Por Cristina Lacerda
Equipe do Projeto Reestruturar - Programa de Inclusão Bilíngue de Surdos da Cidade de São Paulo (EMEBS - Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos e Escolas Polos de Inclusão ilíngue). Nessa foto a equipe da Diretoria de Orientação Técnica em Educação Especial da Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo (silvana Drago, Adriana Sapede e Monica Conforto) e a equipe de assessores para a implantação do projeto coordenada pela Profa. Dra. Cristina Lacerda. (com Claudia Regina Vieira, Lilian Nascimento, Vinícius Nascimento e Neiva Aquino Albres).
Grupo interessado na educação e atendimento de sujeitos surdos, em uma proposta bilíngüe de inclusão escolar e social. Assume a perspectiva sócio-cultural bilíngüe, considerando os surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como L1 e a língua portuguesa como L2.
21 - Djair Projeto de ensino de português para surdos
SETEMBRO
04: Ribeirão Preto – Projeto bilíngue
11: Priscila – Dados da pesquisa + texto da Cecília Góes Caderno CEDES 50 – Microgenética (todos precisam ler)
25: Djair e Giseli – Letramento – Referências:
SIGNORINI, Inês. (Des) construindo bordas e fronteiras: letramento e identidade social. In: Inês Signorini (org), Lingua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas, SP: Mercado de Letras, Fapesp, 1998.
SOARES, Madga. Letramento: como definir, como avaliar, como medir. In: Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
OUTUBRO
09:
23:
NOVEMBRO
13:
27:
2013/01
1- Pela manha apresentação de projetos de pesquisa, debates, propostas de apresentação de trabalhos em eventos científicos e outras produções do grupo de pesquisa. Leitura de textos. Das 9:00 às 12:00hs.
2- A tarde com a coordenação da Profa. Lucia Leite estudo do livro “Fundamentos de Defectologia” Lev S. Vigotsky. Das 13:30 às 16:00 hs.
Datas dos encontros 03 de abril 17 de abril 08 de maio 22 de maio 05 de junho 19 de junho 03 de julho
2012/2
PERÍODO DA MANHÃ Reuniões das 9h as 12:30 h - sala do PPGEEs
12-09: Projeto Priscila + Cap 2 de Bakhtin (Estética da criação verbal)
26-09: Projeto Glaucia + discussão da leitura de Bakhtin
02-10: Palestra com professor Leonardo Peluzo (Uruguai)
17-10: Discussão dos dados da pesquisa da Neiva de Aquino + discussão de leitura de Bakhtin. Leitura complementar = Tezza, Cristóvão. A construção das vozes no romance. In Beth Brait (Org.) Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.
31-10: discussão de leitura
14-11: Discussão de dados da pesquisa de Vania de Aquino Albres Santiafo, Maurem Abreu dos Santos e Adriane Salles com base nas leituras (BAKHTIN)
28-11: REUNIÃO CANCELADA
05-12: Discussão de dados da pesquisa de Lara Ferreira dos Santos e Mariana Campos com base nas leituras (BAKHTIN)
PERÍODO DA TARDE Reuniões das 14 as 17 horas - sala do PPGEES Grupodeestudo sobre abordagem histórico-cultural (Fundamentação em Vygotsky) Coordenação de Lucia Pereira Leite do Departamento de Psicologia Programa de Pós-graduação em Psicologia FC - Unesp - Bauru/SP
V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE) 14 a 17 de novembro de 2013. Local: São Carlos - SP.
V Seminário Nacional de Educação Especial 05 a 07 de dezembro. Local: Uberlância. UFU.
2013
VI CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO – VI CIATI. São Paulo - SP.
CNPQ
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Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1984), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Sâo Carlos (UFSCar) no Curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs.
Ana Claudia Balieiro Lodi
Graduação em Fonoaudiologia (1987), Mestre em Educação (1996) e Doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USPRP), na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Departamento de Educação, Informação e comunicação.
Amanhecer na estrada - indo para UFSCAR
UFSCAR na primavera
UFSCAR - 2010
Uiara Jordão, Adrine Salles, Lara Santos e Neiva Aquino
PESQUISAS EM ANDAMENTO
Sob orientação da professora Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
INÍCIO EM 2009 INICIAÇÃO CIENTÍFICA karen Lopes O Ensino do Português como Segunda língua para alunos Surdos do ensino Fundamental: Estratégias Didáticas INÍCIO EM 2010
MESTRADO
Uiara Vaz Jordão A formação do intérprete educacional de língua brasileira de sinais.
DOUTORADO
Adriane C. Menezes Salles. Diálogo sobre tradução, interpretação e as especificidades de atual do TILS no ensino fundamental II.
Lara Ferreira dos Santos. A construção do papel do intérprete educacional no ensino fundamental: parceria professores e intérpretes.
Neiva de Aquino Albres O professor de Língua Brasileira de Sinais frente à sua formação: o processo de aprender a ensinar uma língua viso-gestual como segunda língua
INÍCIO EM 2011
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Marta Ferreira da Silva Crianças de 0 a 6 anos com surdez no Município de São Carlos – SP: Investigando sobre sua inserção no sistema educacional
MESTRADO
Vânia de Aquino Albres Santiago Atuação de intérpretes de língua de sinais na universidade: análise das estratégias adotadas pelos intérpretes no processo de mediação educacional
Maurem Abreu dos Santos O professor-interlocutor no contexto da educação de surdos: uma identidade em formação
DOUTORADO
Mariana de Lima Isaac Leandro Campos Ensino de Língua Brasileira de Sinais na modalidade a distância: análise crítica.
Raquel E. Saes Quiles Educação Inclusiva, Formação Docente e Educação de Surdos: Analisando as práticas de escolarização
INÍCIOEM2012
MESTRADO
Priscila F. Caetano (Re)significando a atuação do Docente Interlocutor de Língua de Sinais a partir de um grupo de formação.
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