domingo, 18 de novembro de 2012

V CBEE - Comunicação oral - AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM POR CRIANÇAS SURDAS



AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM POR CRIANÇAS SURDAS: DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA

Sheyla Cristina Araujo Matoso SILVA1

Raquel Elizabeth Saes QUILES2

Eixo temático: Surdez/deficiência auditiva

Comunicação


Resumo
O presente trabalho propõe uma discussão sobre o acesso e a interação de crianças surdas com a Língua Brasileira de Sinais- Libras, bem como abordar as possibilidades dessa interação frente à atual proposta educacional para esse alunado. Sabemos que muitos foram os avanços no que se refere a aspectos legais, porém encontramos ainda muitas lacunas com relação a direcionamentos para o ensino efetivo desses. Muitas crianças surdas chegam a escola sem o conhecimento da Libras, denominada e asseverada pelas próprias legislações como primeira Língua, ocasionando dificuldades decorrentes dessa falta no cotidiano escolar. A partir disso, levantamos alguns questionamentos, dentre eles: como adquirir a Língua sem a interação, ainda na primeira infância, com os outros utentes da mesma? Isso resultaria em crianças, jovens e adultos, muitas vezes, alheios a questões específicas de sua própria Língua? No intuito de desvelar as práticas educativas em uso, propomos um contraponto ou análise entre a legislação vigente e os princípios de inclusão e educação de crianças surdas. Para tanto nos debruçamos em estudos e pesquisas que versam sobre essa temática e elencamos como autores que corroboraram para nossa pesquisa, como Botelho (2005), Góes (1996), Goldfield (2002), Geraldi (1997), Lacerda (2006), Sacks (1998), Quadros (2004), dentre outros pesquisadores. Ansiamos através desse trabalho ampliar e questionar concepções acerca do processo de aquisição da linguagem na educação infantil, de modo a colaborar com possíveis direcionamentos e encaminhamentos futuros.
PALAVRAS-CHAVE: Aluno surdo. Aquisição da linguagem. Libras.

Trabalho completo no: Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE). São Carlos: UFSCar, 14 a 17 de novembro de 2012.

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