Experiência de Ensino de Língua Portuguesa para Surdos a partir de um
estudo biográfico
Nelma Cristina de Carvalho Francisco
Faculdade Anhanguera,
Faculdade Jaguariúna, Prefeitura Municipal de Campinas, ATUALIZE pós graduação
(SP).
Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Universidade Federal de São
Carlos
Eixo Temático
: Práticas de inclusão
escolar
Categoria:
Pôster
Resumo: Este trabalho
apresenta uma experiência de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua
para surdos, realizada na EMEF Julio de Mesquita Filho, da Prefeitura Municipal
de Campinas. O trabalho foi realizado com alunos do Ensino Fundamental II, pela
professora bilíngue de Língua Portuguesa, e teve como temática a vida do
artista plástico Romero Brito. O trabalho teve ainda a participação do
Instrutor surdo de Língua de Sinais, profissional este que acompanhou as
atividades desde a sua elaboração até sua inalização, sendo elemento essencial
na mediação dos processos de significação na Língua de Sinais. O êxito do trabalho
realizado pode ser verificado pelo interesse dos alunos nas atividades de
pesquisa sobre o autor, na leitura de textos relacionados ao tema e, ainda, no
expressivo desempenho na escrita de textos narrativos e informativos. Para a
realização deste artigo tomamos como base pesquisadores da área de educação de
surdos (LODI e LACERDA, 2009; GÓES, 1996) para fundamentar as reflexões feitas
a partir da experiência prática.
Palavras-chave: Ensino de Português para
surdos, educação bilíngue e inclusão
SETEMBRO
04: Ribeirão Preto – Projeto bilíngue
11: Priscila – Dados da pesquisa + texto da Cecília Góes Caderno CEDES 50 – Microgenética (todos precisam ler)
25: Djair e Giseli – Letramento – Referências:
SIGNORINI, Inês. (Des) construindo bordas e fronteiras: letramento e identidade social. In: Inês Signorini (org), Lingua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas, SP: Mercado de Letras, Fapesp, 1998.
SOARES, Madga. Letramento: como definir, como avaliar, como medir. In: Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
OUTUBRO
09:
23:
NOVEMBRO
13:
27:
0 comentários:
Postar um comentário