domingo, 18 de novembro de 2012

V CBEE - Pôster - Experiência de Ensino de Língua Portuguesa para Surdos a partir de um estudo biográfico


Experiência de Ensino de Língua Portuguesa para Surdos a partir de um estudo biográfico
Nelma Cristina de Carvalho Francisco
Faculdade Anhanguera, Faculdade Jaguariúna, Prefeitura Municipal de Campinas, ATUALIZE pós graduação (SP).
Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Universidade Federal de São Carlos
Eixo Temático
: Práticas de inclusão escolar
Categoria:
Pôster
Resumo: Este trabalho apresenta uma experiência de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, realizada na EMEF Julio de Mesquita Filho, da Prefeitura Municipal de Campinas. O trabalho foi realizado com alunos do Ensino Fundamental II, pela professora bilíngue de Língua Portuguesa, e teve como temática a vida do artista plástico Romero Brito. O trabalho teve ainda a participação do Instrutor surdo de Língua de Sinais, profissional este que acompanhou as atividades desde a sua elaboração até sua inalização, sendo elemento essencial na mediação dos processos de significação na Língua de Sinais. O êxito do trabalho realizado pode ser verificado pelo interesse dos alunos nas atividades de pesquisa sobre o autor, na leitura de textos relacionados ao tema e, ainda, no expressivo desempenho na escrita de textos narrativos e informativos. Para a realização deste artigo tomamos como base pesquisadores da área de educação de surdos (LODI e LACERDA, 2009; GÓES, 1996) para fundamentar as reflexões feitas a partir da experiência prática.
Palavras-chave: Ensino de Português para surdos, educação bilíngue e inclusão



 

0 comentários:

Postar um comentário