domingo, 18 de novembro de 2012

V CBEE - Comunicação oral - PROFESSOR SURDO: MEDIADOR DA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA VIRADA DAS PRÁTICAS BILÍNGUES





PROFESSOR SURDO: MEDIADOR DA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA VIRADA DAS PRÁTICAS BILÍNGUES

Mônica Astuto Lopes Martins


Professora do Município do Rio de Janeiro – Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA)


Mestre em Educação pela UNIMEP-SP
Eixo Temático: 20- Surdez
Categoria: Comunicação



RESUMO:



Este artigo propõe reflexões sobre o papel do professor surdo e das estratégias utilizadas por ele junto a alunos surdos, durante o processo dialógico de letramento bilíngue e construção de conhecimentos por meio de uma língua compartilhada. O principal interesse reside em sua atuação como responsável pela formação integral do aluno surdo, utilizando a língua de sinais como língua de instrução no processo de desenvolvimento da linguagem enquanto atividade constitutiva do sujeito, que se realiza nas interações e na qual o professor surdo tem um papel central na mediação e no entrelaçamento dos signos, dos enunciados no processo de construção de sentidos e na compreensão dos conceitos, também marcados nas práticas escolares pela língua portuguesa, sua segunda língua. Baseado na perspectiva histórico-cultural (Vygotski,2001) e enunciativo-discursiva (Bakhtin,1995,1992), os dados coletados na pesquisa realizada em um grupo de crianças surdas (na idade de 8-10 anos) matriculados no ensino fundamental de uma escola pública de um município de grande porte, com filmagens/videogravações e transcrição analítica desses dados, das interlocuções e das ações de ensinar, assim como as descobertas e os modos de apreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula pela criança surda, por meio da LIBRAS, evidenciaram-se episódios interativos nos quais os enunciados produzidos por ambos, remetem à uma virada das práticas educacionais num contexto bilíngue diante das significações construídas, que resultaram num “olhar” para a própria prática, compreendendo o quanto é importante um olhar diferenciado mais focado na prática bilíngue e nas relações metalinguísticas entre os processos de ensino-aprendizagem de primeira (LIBRAS) e segunda língua (Português) pelo aluno surdo, para
descobrir-se as necessidades e possibilidades de diferentes leituras e interpretações.



Palavras-chave: Professor Surdo, educação bilíngue, língua de sinais, construção de conhecimentos

Trabalho completo no: Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE). São Carlos: UFSCar, 14 a 17 de novembro de 2012.

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