domingo, 18 de novembro de 2012

V CBEE - Comunicação oral - Acesso, ingresso e permanência de estudantes surdos em Instituições de Educação Superior

Acesso, ingresso e permanência de estudantes surdos em Instituições de Educação Superior: desafios para a implementação da política educacional inclusiva e bilíngue.


Profa. Dra. Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, UFSCar.

Profa. Ms. Diléia Aparecida Martins

Secretaria de Educação, Pref. Municipal de Campinas.

Departamento de Ciências Humanas e Educação, UFSCar.


Eixo temático: 1 - Alunos com necessidades especiais no ensino superior

Categoria: Comunicação

Resumo

 O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a política de educação inclusiva-bilíngue e o acesso do estudante surdo ao ensino superior. Fundamenta-se no referencial teórico no campo da educação especial na educação superior. Aborda a perspectiva do acesso e permanência a partir de
Ceretta e Fernandes (2008), no que tange a educação de surdos contempla as questões de linguagem e escolarização de Lacerda (2006) e Lodi (2006). A abordagem metodológica utilizada é a pesquisa qualitativa para investigação de um campo que envolve as ciências humanas e sociais (GIL, 1999). Para a construção dos dados utilizou-se de dados estatísticos disponibilizados pela Secretaria de Educação Especial e pelo Censo Superior, os quais permitiram identificar propostas e serviços educacionais disponíveis às pessoas surdas, investimento e aplicação de recursos públicos. Os resultados da pesquisa revelam que as ações educacionais destinadas ao sucesso de estudantes surdos no ensino fundamental e médio, fase que antecede e direciona o estudante a educação superior, não são bem sucedidas. Os poucos estudantes que ingressam no ensino superior se deparam com instituições minimamente preparadas o que revela a necessidade de investimento do setor público.

Palavras-chave: acessibilidade; educação superior; educação de surdos.

Trabalho completo no: Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE). São Carlos: UFSCar, 14 a 17 de novembro de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário