segunda-feira, 20 de agosto de 2012

INTERPRETAÇÃO EDUCACIONAL COMO CAMPO DE PESQUISA: O QUE NOS REVELAM AS PUBLICAÇÕES INTERNACIONAIS


INTERPRETAÇÃO EDUCACIONAL COMO CAMPO DE PESQUISA: O QUE NOS REVELAM AS PUBLICAÇÕES INTERNACIONAIS
Eixo: Formação de tradutores/intérpretes de língua de sinais
Neiva de Aquino Albres - UFSCAR
Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - UFSCAR

Resumo

O presente trabalho analisa o desenvolvimento do campo de pesquisa acadêmica na área de interpretação em língua de sinais, no período de 1990 a 2010 (20 anos), com base em publicações de periódicos científicos internacionais que divulgam a produção das principais instituições ligadas aos estudos surdos. Adotou-se como metodologia de pesquisa a análise bibliométrica e a partir dela foram relacionados os resultados considerando as publicações cujas temáticas eram interpretação de língua de sinais e interpretação educacional. O objetivo principal desta incursão é compreender o desenvolvimento das pesquisas sobre intérprete educacional, principais autores e espaços de publicação internacionalmente. Constatamos que a “interpretação educacional” se afirma na última década do século XX como um campo de pesquisa.
Palavras-chave: pesquisa, interpretação de língua de sinais, intérprete educacional.

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