segunda-feira, 20 de agosto de 2012

UM ESTUDO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA OUVINTES




UM ESTUDO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA OUVINTES
Sylvia Lia Grespan Neves - (UNIMEP)
RESUMO:
Este trabalho objetiva apresentar os resultados de um estudo realizado com vistas a testar estratégias pedagógicas desenvolvidas para o ensino de três aspectos da gramática da LIBRAS (a iconicidade, a simultaneidade e o uso das expressões faciais/corporais) em um curso de formação de intérpretes. Os dados aqui discutidos foram obtidos por meio da filmagem de duas contações de história em LIBRAS, uma anterior e outra posterior à aplicação das referidas estratégias analisados, que, por sua vez, também foram filmadas e analisadas. Os resultados apontam para uma melhora significativa no empregos desses recursos da LIBRAS por parte dos alunos do curso.

Palavras-chave: formação de intérpretes, estratégias pedagógicas, gramática.


0 comentários:

Postar um comentário