PERÍODO DO CURSO: 24 meses. Início em 15/setembro/2012.
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Cristina Broglia Feitosa de Lacerda – UFSCAR e Profa Msc.
Neiva de Aquino Albres
CORPO DOCENTE:
Adriane de Castro Menezes Sales
Ana Claudia Balieiro Lodi
Carlos Henrique Rodrigues
Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Elomena Barboza de Almeida
Lara Ferreira dos Santos
Marcus Vinicius Batista Nascimento
Mariana de Lima Isaac Leandro Campos
Monica Astuto Lopes Martins
Neiva de Aquino Albres
Sylvia Lia Grespan Neves
Vanessa Regina de Oliveira Martins
Vânia de Aquino Albres Santiago
PROGRAMA DO CURSO:
Eixo | Disciplina |
1. Fundamentos filosóficos e políticos da educação e da linguagem | Política educacional e política linguística |
Ética profissional | |
Filosofia da linguagem: problematização de Bakhtin | |
Linguagem e Surdez: problematização de Vygotsky | |
Didática, currículo e adaptações curriculares | |
2. Linguística e estudos da tradução | Língua de sinais e Estudos internacionais |
Libras: Noções Básicas na perspectiva da Estrutura linguística 1 (fonológico, morfológico e sintático) | |
Libras: Noções Básicas da estrutura linguística 2 (perspectiva semântico-enunciativa) | |
Estudos da Tradução | |
3. Língua de sinais: Campos de atuação | Libras – usos na educação - Educação infantil |
Libras – usos na educação - Ensino fundamental (sala de aula) | |
Libras – usos na educação - Ensino médio | |
Libras – usos na educação - graduação e pós-graduação | |
Libras – usos na área política, jurídica (pronunciamento, audiências e reuniões) e na saúde (consulta e exames) | |
Libras – usos na Literatura (narrativas contação de histórias, músicas, poesias) | |
Libras – usos em texto informativo-televisivo e vídeo aula | |
4. Prática em Tradução e interpretação | Interpretação de Língua Brasileira de Sinais para Língua Portuguesa (voz e legendagem) |
Interpretação simultânea e consecutiva – estratégias para intérpretes | |
Semântica Lexical para tradução e interpretação | |
Estágio em interpretação em língua de sinais (Interpretação educacional, conferências e comunitária) | |
5. Pesquisa científica | Pesquisas sobre interpretação em língua de sinais (fundamento teórico-metodológico)- esboço de projetos de pesquisa (Language-interpreter researchers) |
Orientação de pesquisa (individual) | |
Defesa das monografias (banca de professores ouvintes e surdos) |
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
APOIO:
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