segunda-feira, 12 de março de 2012

VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial - 2011


O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A BRINCADEIRA COMO FACILITADORA DO APRENDIZADO

LARA FERREIRA DOS SANTOS

A brincadeira é fundamental para o desenvolvimento humano, além de ser o aspecto central na primeira infância, quer de crianças ouvintes, quer de crianças surdas. Para Vygotsky (1991) o brincar permite à criança não apenas a compreensão do mundo adulto, mas permeia seus desejos, perpassa por dimensões afetivas, possibilita uma ação simbólica, permite generalizações, dentre outros aspectos. Ainda segundo o autor a brincadeira cria uma zona de desenvolvimento proximal, em que emergem inúmeras capacidades como abstração, compreensão de papéis sociais, significações.

VII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL Londrina de 08 a 10 novembro de 2011 - ISSN 2175-960X – Pg. 1060-1070


Trabalho completo:
http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2011/brincar/100-2011.pdf

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