segunda-feira, 12 de março de 2012

Pesquisa de Iniciação científica - 2011


Marta Ferreira da Silva

Projeto de Pesquisa:  CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS COM SURDEZ  NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS – SP: Investigando sobre sua inserção no sistema educacional

Problema: Bueno e Meletti (2010) indicam que, as matrículas referentes à educação especial na educação infantil são consideralvelmente pequenas, pois segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 10% da população tem algum tipo de deficiência.

Objetivo: O objetivo geral do presente projeto foi fazer um levantamento de crianças surdas, em idade entre 0 a 6 anos, na cidade de São Carlos.

Local: São Carlos é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, próximo de seu centro geográfico, e a uma distância rodoviária de 231 quilômetros da capital paulista. A cidade tem uma população recenseada em 221.936 habitantes (IBGE/2010), distribuídos em uma área total de 1.141 km².


Desdobramentos da pesquisa: A partir do levantamento das crianças surdas foi possível o agrupamento delas em uma mesma escola pública e a articulação Universidade e Escola para promoção de serviços de educação especial e uma educação bilíngue, direito da criança surda.

-------------------------------------------------------------------

Fazer pesquisa é construir conhecimento. Mais do que isso é ter em mãos a possibilidade da transformação social. Com o levantamento das crianças surdas é possível oportunizar um desenvolvimento de linguagem adequado, a aquisição da Libras e promover uma educação de qualidade.

0 comentários:

Postar um comentário