Oficina:
ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS COMO SEGUNDA LÍNGUA
Por Neiva de Aquino Albres
Atualmente
os estudos apontam que a Língua Portuguesa escrita deve ser ensinada aos surdos
como segunda língua, já que não ouvem a língua usada no país e como falantes de
Libras seria improvável a aprendizagem da escrita como língua materna. O fracasso escolar do aluno surdo muitas
vezes está na forma como é conduzida a aprendizagem da leitura e escrita da
Língua Portuguesa, como também pelos instrumentos de avaliação adotados na
escola que o comparam ou esperam uma produção como a de uma criança ouvinte. O
intuito deste trabalho é o de compartilhar modos, saberes e fazeres
relacionados ao processo de ensino e avaliação da Língua Portuguesa. Procurando
aprimorar a educação às especificidades de ensino de surdos, baseadas na língua
brasileira de sinais (LIBRAS) como língua de instrução, ensino de português
como segunda língua e avaliação diferenciada.
Oficina no IV Encontro-Serviço de apoio pedagógico especializado: contribuições para a educação inclusiva, na Feusp - USP. Agosto de 2011.
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