terça-feira, 13 de março de 2012

IV Encontro-Serviço de apoio pedagógico especializado - 2011

Oficina:
ENSINO DE PORTUGUÊS PARA SURDOS COMO SEGUNDA LÍNGUA

Por Neiva de Aquino Albres

Atualmente os estudos apontam que a Língua Portuguesa escrita deve ser ensinada aos surdos como segunda língua, já que não ouvem a língua usada no país e como falantes de Libras seria improvável a aprendizagem da escrita como língua materna.  O fracasso escolar do aluno surdo muitas vezes está na forma como é conduzida a aprendizagem da leitura e escrita da Língua Portuguesa, como também pelos instrumentos de avaliação adotados na escola que o comparam ou esperam uma produção como a de uma criança ouvinte. O intuito deste trabalho é o de compartilhar modos, saberes e fazeres relacionados ao processo de ensino  e avaliação da Língua Portuguesa. Procurando aprimorar a educação às especificidades de ensino de surdos, baseadas na língua brasileira de sinais (LIBRAS) como língua de instrução, ensino de português como segunda língua e avaliação diferenciada.

Oficina no IV Encontro-Serviço de apoio pedagógico especializado: contribuições para a educação inclusiva, na Feusp - USP. Agosto de 2011.

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