segunda-feira, 12 de março de 2012

IV Congresso Brasileiro de Educação Especial - 2010



POSSiVEIS DIALOGOS ENTRE A TEORIA, OS SABERES E ALGUMAS EXPERIENCIAS

DOCENTES NUMA PROPOSTA DE EDUCAcAO BILINGUE

Vanessa Regina de Oliveira Martins, Luana Martins




RESUMO
O presente trabalho tem a intenção de compartilhar fazeres de uma sala bilíngüe, multiseriada de surdos da Rede Municipal de Campinas. Como base teórica para a pesquisa, traremos os conceitos de Michel Foucault (1987, 1999) para analisar as relações-acontecimentos emergentes no cotidiano da escola e as várias formações discursivas. Os estudos de Walter Benjamim (1994) também nos ajudaram na ressignificação do conceito de experiência na relação com o outro. Traremos, sem dúvida, algumas experiências de docência bilíngüe (português/libras), numa proposta de inclusão que visa atender ao decreto 5.626/05, no que se refere à acessibilidade de pessoas surdas no espaço escolar. Para tal foi-se implantado no município de Campinas salas com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua de instrução. Portanto, mais que trazer resultados fechados, pretendemos compartilhar experiências, saberes e produções nestes espaços escolares: micro (sala de aula) e macro (instituição); fazer circular alguns acontecimentos deste cotidiano, que se mostra cheio de novas trilhas, para se pensar/buscar possibilidades de uma inclusão de surdos mais ética frente as suas singularidades linguísticas e culturais, já que tomamos a língua de sinais como constitutiva do sujeito surdo e de suas relações com o mundo.
PALAVRAS-CHAVE: Educação de Surdos; Educação Bilingue; Inclusão

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