segunda-feira, 7 de maio de 2012

A prática pedagógica mediada pela Língua Brasileira de Sinais na Educação infantil


A prática pedagógica mediada pela Língua Brasileira de Sinais na Educação infantil: desafios para a implementação de uma proposta educacional bilíngüe



Diléia Aparecida Martins

e-mail: dileiamartins@hotmail.com


Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta educacional bilíngüe desenvolvida no município de Campinas, interior de São Paulo, Brasil no ano de 2010. Reflete a prática pedagógica mediada pela Língua Brasileira de Sinais - Libras e sua importância para a formação social e educacional do sujeito surdo. Para a fundamentação teórico-metodológica, apropria-se de estudos em Teoria do Currículo (GOODSON, 2005) refletindo-o enquanto espaço de produção cultural, disseminação do conhecimento e formação social do educando. Considera-se ainda os estudos sobre a linguagem remetendo-se a Bakhtin (2006), na compreensão de que a língua é mais que objeto abstrato ideal sendo a enunciação e o discurso fundamentados na estrutura social. Nesse sentido, a comunicação e a língua implicam conflitos de classe, no interior do sistema em que está inserida existindo relações de dominação e a utilização da língua como instrumento ideológico. Ao refletir as implicações de tais conceitos a educação de surdos questiona-se a forma com que a Libras tem sido inserida da escola regular de educação infantil, problematizando questões referentes ao currículo e a Libras. Segundo Quadros (2006), como a língua de sinais é uma experiência lingüística visual, ocorre um choque entre uma proposta educacional oralista praticada por um longo período e o bilingüismo enquanto uma proposta em processo de iniciação. No Brasil, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, a educação infantil caracteriza-se como uma etapa da educação básica, em que a criança tem a oportunidade, de internalizar a cultura e identidade surda através do domínio da língua de sinais (GOLDFELD, 1997).
Palavra-chave: Educação Infantil; Educação Bilíngüe; Língua de Sinais.

Fonte: Comunicação oral apresentada no II Congresso Iberamericano de Educação Bilíngue Para Surdos, entre 24 e 28 de abril em Assunção, no Paraguai.

0 comentários:

Postar um comentário