quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Palestra com professor Leonardo


APONTAMENTOS A PARTIR DA PALESTRA DO PROFESSOR LEONARDO PELUSO

Quatro tecnologias para se aplicar as línguas:

1 – escrita (permite a permanência, é objetivada – manipulável, permite a interpretação e a metalinguagem);

2 -Tecnologias de registro (audiogravação e videogravação – tem baixo nível de metalinguagem);

3 - Tecnologias de gramaticalização (gramática descritiva e dicionários);

4 - Tecnologias digitais

**Processamos os textos de forma deferente depois que entramos em contato com essas diferentes tecnologias.

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Quando escreve, o falante fica mais reflexivo sobre sua língua, acontecem ações metalinguísticas.

Depois da gramaticalização tem padronização

Toda descrição linguística tem uma posição política – transforma a comunidade

ENDOgramatização

EXOgramatização ( Faz a crítica de que sempre é a língua oral que está descrevendo a língua de sinais)

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Enquanto a escola não se apropriar das tecnologias não faremos educação bilíngue.

O que vemos é que a língua de sinais se torna um artefato didático, tendo como fim dar acesso a conteúdo acadêmico, já que não se usa tecnologias. Transmitir conteúdos não é o único papel da escola.

A escola pode desenvolver, por exemplo:

- Como estão os surdos de outros países;

- Demografia dos surdos;

- História dos surdos;

- Uso de tecnologias para o registro da libras (videogravação);

- Identidade (autoestima).

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