APONTAMENTOS A PARTIR DA PALESTRA DO PROFESSOR LEONARDO
PELUSO
Quatro tecnologias para se aplicar as línguas:
1 – escrita (permite a permanência, é objetivada –
manipulável, permite a interpretação e a metalinguagem);
2 -Tecnologias de registro
(audiogravação e videogravação – tem baixo nível de metalinguagem);
3 - Tecnologias de gramaticalização (gramática descritiva e
dicionários);
4 - Tecnologias digitais
**Processamos os textos de forma deferente depois que
entramos em contato com essas diferentes tecnologias.
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Quando escreve, o falante fica mais reflexivo sobre sua língua,
acontecem ações metalinguísticas.
Depois da gramaticalização tem padronização
Toda descrição linguística tem uma posição política – transforma
a comunidade
ENDOgramatização
EXOgramatização ( Faz a crítica de que sempre é a língua
oral que está descrevendo a língua de sinais)
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Enquanto a escola não se apropriar das tecnologias não
faremos educação bilíngue.
O que vemos é que a língua de sinais se torna um artefato
didático, tendo como fim dar acesso a conteúdo acadêmico, já que não se usa
tecnologias. Transmitir conteúdos não é o único papel da escola.
A escola pode desenvolver, por exemplo:
- Como estão os surdos de
outros países;
- Demografia dos surdos;
- História dos surdos;
- Uso de tecnologias para o registro da libras
(videogravação);
- Identidade (autoestima).
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