segunda-feira, 25 de junho de 2012

Publicações brasileiras na perspectiva vigotskiana

Jefferson Mainardes e Angel Pino

A finalidade de incluí-lo aqui é a de oferecer ao leitor uma visão, mesmo incompleta, de trabalhos produzidos no Brasil em torno das idéias de Vigostki, o que dá uma leve idéia da sua penetração nos nossos meios.

1. Obras de Vigotski publicadas no Brasil:
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
VYGOTSKY, Lev S.; LURIA, Alexandr R.; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem (coletânea de textos). São Paulo: Ícone, 1988.
VYGOTSKY, Lev S.; LEONTIEV, Alexis; LURIA, Alexandr R. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Moraes, 1991.
VYGOTSKY, Lev S.; LURIA, Alexandr R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
VYGOTSKY, Lev S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
VIGOTSKI, Lev S. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
2. Obras de outros autores vinculados a Vigotski publicadas no Brasil:
ELKONIN, Daniil B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
LURIA. Aleksandr R. Fundamentos da neuropsicologia. São Paulo: Edusp, 1981.
LURIA, A. R.; YUDOVICH, F.I. Linguagem e desenvolvimento intelectual na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
LURIA, Alexandr R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
LURIA, Alexandr R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos culturais e sociais. São Paulo: Ícone, 1990.
LURIA, Alexandr R. Curso de psicologia geral: introdução evolucionista à psicologia. vol. I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
LURIA, Alexandr R. Curso de psicologia geral: sensações e percepção. vol. II. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
LURIA, Alexandr R. Curso de psicologia geral: atenção e memória. vol. III. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
LURIA, Alexandr R. Curso de psicologia geral: linguagem e pensamento. vol. IV. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
LURIA, Alexander R. A construção da mente. São Paulo: Ícone, 1992.
3. Livros na perspectiva vigotskiana:
BATISTA, João Batista (org.). Na perspectiva de Vygotsky. São Paulo: Quebra Nozes, Londrina: CEFIL, 1999.
BRAGA, Lucia W. Cognição e paralisia cerebral: Piaget e Vygotsky em questão. Salvador: Sarah Letras, 1995.
BEYER, Hugo Otto. O fazer psicopedagógico: a abordagem de Reuven Fuerstein a partir de Piaget e Vygotsky. Porto Alegre: Medicação, 1996.
CASTORINA, José Antonio; FERREIRO, Emilia; LERNER, Delia; OLIVEIRA, Marta K. de. Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1995.
DE CARLO, Marysia Mara R. do P. Se essa casa fosse nossa... instituições e processos de imaginação na Educação Especial. São Paulo: Plexus, 1999.
DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e Escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados, 1996.
DUARTE, Newton. Vigotski e o "aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores associados, 2000.
FERREIRA, Sueli. Imaginação e linguagem no desenho da criança. Campinas: Papirus, 1998.
FONTANA, Roseli Aparecida C. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas: Autores Associados, 1996.
FREITAS, Maria Teresa de A. O pensamento de Vygotsky e Bakhtin no Brasil. Campinas: Papirus, 1994.
FREITAS, Maria Teresa de A. Vygotsky e Bakhtin – psicologia e educação: Um intertexto. São Paulo: Ática, 1994.
FREITAS, Maria Teresa de A. (org.). Narrativas de professores: Pesquisando leitura e escrita numa perspectiva sócio-histórica. Rio de Janeiro: Ravil, 1998.
FREITAS, Maria Teresa de A. (org.). Vygotsky – um século depois. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 1998.
GÓES, Maria Cecília R. de; SMOLKA, Ana Luiza B. (orgs.). A significação nos espaços educacionais: Interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, 1997.
JOBIM E SOUZA, Solange. Infância e linguagem: Benjamin, Vygotsky e Bakhtin. Campinas: Papirus, 1994.
KASSAR, Mônica de Carvalho M. Deficiência múltipla e educação no Brasil: Discurso e silêncio na história de sujeitos. Campinas: Autores Associados, 1999.
KRAMER, Sonia. Por entre as pedras: Arma e sonho na escola. São Paulo: Ática, 1993.
LACERDA, Cristina B. F. de. Inter-relação entre oralidade, desenho e escrita: O processo de construção do conhecimento. São Paulo: Robe/Cabral, 1995.
MACHADO, Andréa Horta. Aula de química: Discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2000.
MORATO, Edwiges Maria. Linguagem e cognição: As reflexões de L. S. Vygotsky sobre a ação reguladora da linguagem. São Paulo: Plexus, 1996.
MOURA, Tania Maria de Melo. A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: Contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky. Maceió: Edufal, 1999.
MOYSÉS, Lucia. Aplicações de Vygotsky à educação matemática. Campinas: Papirus, 1997.
PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: A relevância do social. São Paulo: Plexus, 1994.
OLIVEIRA, Marta K. de, LA TAILLE,Yves, DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky e Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Ed., 1992.
OLIVEIRA, Marta K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
PADILHA, Anna Maria L. Possibilidades de histórias ao contrário ou como desencaminhar o aluno da classe especial. São Paulo: Plexus, 1997.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky – uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
SMOLKA, Ana Luiza B., GÓES, Maria Cecília R. de (orgs.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1993.
4. Capítulos de livros:
CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. "A integração de alunos considerados especiais nas redes públicas de ensino – um olhar Vygotskyano". In: ABRAMOWICZ, Anete; MOLL, Jaqueline (orgs.). Para além do fracasso escolar. Campinas: Papirus, 1997. pp.127- 144.
CRUZ, Maria Nazaré da; SMOLKA, Ana Luiza B. "Gestos, palavras, objetos: Uma análise de possíveis configurações na dinâmica interativa". In: OLIVEIRA, Zilma de M. R. de (org.). A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 1995, p.67-83.
FREITAS, Maria Teresa de A. "Nos textos de Bakhtin e Vygotsky: Um encontro possível". In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: dialogismo e construção do sentido. Campinas: Ed. da Unicamp, 1997.
GÓES, Maria Cecília R. de; SMOLKA, Ana Luiza B. "A criança e a linguagem escrita: Considerações sobre a produção de textos". In: ALENCAR, Eunice S. de (org.). Novas contribuições da psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cortez, 1992, pp. 51-70.
GONZALEZ REY, Fernando L. "Psicologia e educação: Desafios e projeções" In: RAYS, Oswaldo Alonso (org.). Trabalho pedagógico: realidades e perpectivas. Porto Alegre: Sulina, 1999.
HENRIQUES, Eda Maria. "O debate Piaget/Vygotsky: Uma contribuição para a questão do conhecimento na pré-escola". In: GARCIA, Regina Leite (org.). Revisitando a pré-escola. São Paulo: Cortez, 1997, pp. 108-122.
JOBIM E SOUZA, Solange. "Linguagem, consciência e ideologia: Conversas com Bakhtin e Vygotsky". In: OLIVEIRA, Zilma de M. R. de (org.). A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 1995, pp. 11-29.
LANE, Silvia T. M.; CAMARGO, Denise de. "Contribuição de Vigotski para o estudo das emoções". In: LANE, Silvia T. M.; SAWAIA, Bader B. (orgs.). Novas veredas da psicologia social. São Paulo: Brasiliense EDUC, 1995, pp. 115-131.
MACHADO, Maria Lucia de A. "Educação infantil e sócio-interacionismo". In: OLIVEIRA, Zilma de M. R. de (org.). Educação infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 1994, pp. 25-49.
MORATO, Edwiges Maria. "A contribuição de Vygotsky para a pesquisa hoje: as relações entre linguagem e cognição e sua repercussão para a pesquisa lingüística". In: SMOLKA, Ana Luiza B. (org.). Centenário de nascimento de Piaget, Freinet, Vygotsky, Jakobson. Campinas: FE/Unicamp, 1998, pp. 77-92.
OLIVEIRA, Marta K. de. "Sobre diferenças individuais e diferenças culturais: O lugar da abordagem histórico-cultural". In: AQUINO, Julio G. (org.). Erro e fracasso na escola. São Paulo: Summus, 1997, pp. 45-61.
REGO, Teresa Cristina R. "A indisciplina e o processo educativo: Uma análise na perspectiva vygotskyana". In: AQUINO, Julio G. (org.). Erro e fracasso na escola. São Paulo: Summus, 1997, pp. 45-61.
ROJO, Roxane Helena R. "Contribuições do pensamento de Vygotsky para a pesquisa (em L.A.) hoje". In: SMOLKA, Ana Luiza B. (org.). Centenário de nascimento de Piaget, Freinet, Vygotsky, Jakobson. Campinas: FE/Unicamp, 1998, pp. 65-75.
SMOLKA, Ana Luiza B. "A atividade da leitura e o desenvolvimento das crianças". In: SMOLKA, Ana Luiza B.; SILVA, Ezequiel Teodoro da; BORDINI, Maria da Glória; ZILBERMAN, Regina. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989, pp.23-41.
SMOLKA, Ana Luiza B. "Modos de inscrição das práticas cotidianas na memória coletiva e individual". In: ZACCUR, Edwiges (org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, pp. 75- 99.
5. Livros traduzidos:
BAQUERO, Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
BRASLAVSKI, Berta. Escola e alfabetização. São Paulo: Ed. da Unesp, 1993.
DANIELS, Harry (org.). Vygotsky em foco: Pressupostos e desdobramentos. Campinas: Papirus, 1994.
GARNIER, Catherine; BEDNARZ, Nadine; ULANOVSKAYA, Irina (orgs.). Após Vygotsky e Piaget: Perspectivas social e construtivista, escolas russas e ocidental. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
LIPMAN, Matthew. Natasha: Diálogos vygotskianos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MOLL, Luis C. Vygotsky e a educação: Implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
RATNER, Carl. A psicologia sócio-histórica de Vygotsky: Aplicações contemporâneas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
VAN DER VEER, René & VALSINER, Jaan. Vygotsky: Uma síntese. São Paulo: Loyola, 1996.
WERTSH, James V.; DEL RIO, Pablo; ALVAREZ, Amelia. Estudos socioculturais da mente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

6. Artigos de periódicos:

Veja mais em:
MAINARDES, Jefferson and PINO, Angel. Publicações brasileiras na perspectiva vigotskiana. Educ. Soc. [online]. 2000, vol.21, n.71, pp. 255-269. ISSN 0101-7330.

0 comentários:

Postar um comentário